Engenharia Florestal



O ensino florestal de nível superior começou na Alemanha, na Academia Florestal de Tharandt, criada em 1811. A essa iniciativa seguiram-se outros países na Europa. Em Portugal, o curso de Engenheiros Silvicultores foi criado em 1911, a partir de um ramo do antigo curso superior de Agronomia. No Brasil, o curso superior de Engenharia Florestal foi criado em 1960 na cidade de Viçosa, Minas Gerais, mas foi transferido para a cidade de Curitiba, Paraná, no final de 1963.


O Engenheiro Florestal é o profissional responsável pelo planejamento da produção, do manejo e da utilização sustentável dos recursos florestais. São três principais áreas: conservação de recursos naturais, manejo e produção florestal, e utilização de produtos oriundos da floresta. A área de conservação de recursos naturais envolve atividades bastante variáveis, podendo-se citar recuperação de áreas degradadas, administração de áreas silvestres, conversação da vida selvagem e arborização urbana, atuando também na conservação e manejo de recursos hídricos. Está capacitado para as atividades de produção florestal que envolvem desde genética aplicada, passando por tecnologia de sementes, seleção de árvores, plantio e preparação de solo, condução, colheita e transporte florestal. É o profissional capacitado para o manejo racional e o inventário dos recursos florestais naturais, permitindo sua utilização de forma sustentável. No contexto da utilização dos recursos florestais, o profissional está capacitado para as atividades de tecnologia, industrialização e comercialização dos produtos oriundos de florestas plantadas e naturais, sejam estes madeireiros ou não-madeireiros. Isto engloba atividades de secagem, preservação, processamento, produção e utilização destes produtos.


Fonte do texto: Departamento de Engenharia Florestal da UnB.
Fonte da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWkaoNTazrFqdjm25f_vN-ENvhVKafsfcywwGqlPKQxdg4W_JOjYXyMeisQQYTsm6Hs9cEW4LJPYllSl3yiPgUy1HwtLpntrUyYMK7xr13nvrJUZUBPIl_NXVlU4RaZVCiOALWqDE4EBI/s380/eng.jpg